Postei textos e links sobre a SECRETARIA DO BEM ESTAR ANIMAL em outras cidades do Brasil, pois é um projeto que funciona, sendo um orgão da Saúde Pública Municipal.
     É de extrema importância trabalharmos em benefício dos seres humanos, da urbanização e de outros pontos críticos em uma cidade, mas esquecemos que os animais fazem parte de nossa vida, sendo seres vivos sencientes (sentem dor, fome, frio, calor, etc).
    Portanto tenho propostas em relação à proteção animal e a causa ambiental, assim como propostas em benefício aos seres humanos, são vários aspectos que tornam-se um conjunto governamental.
    Não damos muita atenção aos animais abandonados, achando que eles estão bem perambulando pelas ruas de nossa cidade, mas quando um cão ataca uma pessoa, quando um bando faz algazarra na rua, viram latas de lixo, provocam acidentes ou zoonoses, nos perguntamos..."Quem pode organizar essa situação?" Somente quando acontecem problemas relacionados aos animais, as pessoas entram em contanto com uma ONG, com a polícia ou com o corpo de bombeiros.
     Não podemos esquecer que se existem animais abandonados, existe uma causa...SÃO OS HUMANOS QUE OS ABANDONAM E QUE OS DEIXAM PROCRIAR SEM CONTROLE.
    Uma pessoa utiliza sua inteligência e sua voz quando tem necessidades, pede auxílio em uma igreja, um orgão público, alimento nas residências, encontra um albergue...e um animal? Ele não sabe pedir, mas expressa sua dor, muitas vezes é xingado e apedrejado por onde passa. Quantos cães e gatos passam fome, frio, ficam na chuva, estão doentes, são atropelados? NÓS "NÃO ENXERGAMOS" ESSA SITUAÇÃO. QUE CORAÇÃO TEMOS A PONTO DE ACHAR ISSO NORMAL?
    Sempre tive um carinho especial pelos animais, quando encontro um ser em estado de miséria nas ruas, sinto sua dor, mas pouco posso fazer. Sou voluntária de uma ONG protetora de animais de Irati e observei o quanto é difícil trabalhar GRATUITAMENTE para a sociedade, não são apenas os animais beneficiados, mas toda a população e não existem recursos.
    Poucos entendem como é importante existir uma ONG protetora de animais em uma cidade ou ter um orgão da Saúde Pública que trabalhe nessa área. Muitos não valorizam o trabalho de uma ONG e falam abertamente que seria melhor ajudar pessoas. DEVEMOS TRABALHAR PELOS HUMANOS, ANIMAIS, MEIO AMBIENTE...sem exclusão, cada um na área em que se adapta. Reclamar ou ter preconceito é muito fácil...mas geralmente quem reclama não sabe o valor da CARIDADE, não entende a profundidade de um trabalho voluntário.
     Por esses motivos decidi entrar no PV (Partido Verde), pois trabalha diretamente com as questões ecológicas, mas também prioriza a dignidade humana, encontrei pessoas dignas em Irati que em todas as reuniões do partido souberam orar no início e no final das reuniões, reverenciando a um Ser Supremo, pois sem Deus não somos nada.
    Dentro desse espírito de dignidade, honestidade e espiritualidade...resolvi que seria interessante ter a experiência de uma campanha política, levando propostas à população que realmente tenham um conteúdo.
     Os animais não são inferiores a nós, são nossos irmãos com outro grau de consciência, estão no mundo porque Deus os criou, assim devemos respeitá-los e amá-los.
       Como uma ONG (Organização Não Governamental) sem fins lucrativos não consegue atuar de modo eficaz em uma cidade, sem recursos, com poucos voluntários, sempre adquirindo dívidas, sem uma sede própria, sem um carro para transportar animais, com altos custos em veterinários, levo a proposta de criar a SECRETARIA DO BEM ESTAR ANIMAL em Irati, pois como a ONG já existe, ela seria vinculada ao serviço público, tendo recursos para seu funcionamento.
      A ideia é fazer uma secretaria nos moldes das que já existem, mas adaptada à Irati, tendo projetos que beneficiem os animais e a população como um todo.

Texto: Maisa Correia
Candidata a vereadora - PV - 43888
Ieda - Prefeita
Guerreiro - Vice
QUANDO A GENTE QUER A GENTE CONSEGUE.


One Comment

  1. SEPDA - Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais.
    A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA) tem como objetivo trabalhar a favor dos animais, promovendo, desta forma, uma convivência respeitosa com a sociedade.
    A Secretaria encontra-se à disposição de todos que visam o bem estar animal e recorrem aos nossos serviços para promover melhores condições aos animais.
    Missão
    A missão da SEPDA é promover ações necessárias à proteção e bem-estar dos animais, bem como prevenir os mesmos de maus-tratos.
    Visão
    A SEPDA visa garantir que as leis de proteção animal sejam respeitadas, promover ações para melhorar a qualidade de vida dos animais do município de Irati, executar ações que garantam o controle populacional, além de orientar a população no que diz respeito aos cuidados, deveres e a posse responsável dos animais.

    ResponderExcluir